top of page

HINO  DO  DISTRITO  115  C/N

AUTOR: Maria dos Anjos Salazar

MÚSICA: Prof. Eduardo Magalhães

VOZES: Grupo Coral de Azurém

ACOMPANHAMENTO MUSICAL: Dino Freitas

                 SER  LION...

               

Ser Lion,...é ter honra no trabalho,

Da oferta de si mesmo...ter o dom...

Para o mal, sofrimento e abandono,

Ir, agindo, encontrar a solução...

                                                                                

Ser Lion,...é servir Deus e a Pátria,

Sem prémio nem louvor...ou vã cobiça...

Sem partidos agir em Liberdade...

Ter por lema combater a injustiça...

 

Um mundo onde reine a amizade

Vamos, Companheiro, construir...

Ensinar onde está a Felicidade...

A sorrir...Agir...Servir...

 

Coragem companheiro, que esse tempo,

Oferecido do teu tempo de lazer...

Transformado em sorrisos de criança...

Desabrocha em alegria de viver...

 

Coragem, companheiro, que essa força

Arrancada do teu dia já cansado...

É pedra dessa obra que anseias...

Esperança de quem vive marginado...

 

Um mundo onde reine a amizade,

Vamos, Companheiro, construir...

Ensinar onde está a Felicidade...

A sorrir...Agir...SERVIR...

Um dia, sobre a acolhedora e confortável relva envolvente da piscina, na casa da Covilhã em Vermil, pertença dos nossos saudosos companheiros Joaquim Martins Fernandes Salazar e Maria dos Anjos, alguém do grupo de amigos e Lions presentes sugeriu que o Movimento Lions deveria ter um Hino.

Estávamos no AL 1986/1987 e era Presidente do Lions Clube o CL José Gilberto Machado Pereira que, de imediato, abraçou a ideia e desde logo ficou assente que a Companheira Maria dos Anjos Salazar trataria da letra e a Companheira Maria Manuela Gilsanz Pereira contactaria um professor especializado para compor a parte musical.

Tal como um emblema ou uma bandeira, um hino reverte-se dum simbolismo especial. É respeitado e deve conter algo marcante. Dada a boa capacidade poética da Companheira Maria dos Anjos e o bom conhecimento do Lionismo, surge um trabalho magnífico com conteúdo profundo e uma beleza de expressões notável.

O Professor Eduardo Magalhães foi o escolhido e enquadra o poema numa música adequada e feita por ele. A obra está completa, com sucesso e com a satisfação de todos. O Lions Clube de Guimarães passa a ter o seu Hino. Os Companheiros cantam-no em várias situações e mais tarde (1992), o então Governador CL Horácio Sousa Rocha abre um concurso para um hino destinado ao Distrito Centro Norte. 

Sendo necessária uma gravação, esta é feita com o excelente Coral de Azurém tendo o acompanhamento musical do consagrado artista vimaranense Dino Freitas. O nosso Clube entende que o seu hino é adequado e concorre com ele. A peça por nós apresentada é a escolhida pelo júri constituído para o efeito. Este Hino foi aprovado por unanimidade e aclamação na 5ª. Reunião do Gabinete do DM 115 C/N no AL 1991/1992 e rectificado por unanimidade na XXIII Convenção do DM 115 C/N realizada nos dias 1, 2 e 3 de Maio em Vila do Conde, passando a ser o Hino Lions do DM 115 C/N. Era CNG o CL Arnaldo Dias Martins Gouveia e Governador o CL Horácio A. Sousa Rocha. 

CL Rui Sampaio

Inspirado num texto do CL José Gilberto Machado Pereira

bottom of page