top of page

Quem
somos

54 anos de serviço

O Lions Clube de Guimarães foi fundado a 13 de dezembro de 1969. Com 54 anos de história, conta com 56 sócios ativos que, voluntariamente, se entregam a cada causa.

MISSÃO

Impulsionar os Lions Clubes, voluntários e parceiros para melhorar a saúde e o bem-estar, fortalecer as comunidades e apoiar os necessitados por meio de serviços humanitários e subsídios, que impactem vidas em todo o mundo promovendo a paz e a compreensão internacional.
 

Para atender sua missão, foram definidos os seguintes Propósitos do Lions:

  • ORGANIZAR, fundar e supervisionar clubes de serviços a serem chamados de Lions Clubes.

  • COORDENAR as atividades e uniformizar a administração de Lions clubes.

  • CRIAR e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra.

  • INCENTIVAR os princípios do bom governo e da boa cidadania.

  • INTERESSAR-SE ativamente, pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade.

VISÃO

Ser o líder global em serviços comunitários e humanitários.

ONDE HÁ UMA NECESSIDADE, HÁ UM LION

Atividades

O Lions Clube de Guimarães propõe-se servir a comunidade e os mais necessitados ou carenciados. A realização de atividades direcionadas para necessidades da comunidade em que estamos inseridos, torna-se a forma de movimento e apoio. Angariação de fundos, atividades para a saúde e bem-estar, peditórios para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, cabazes de Natal e Páscoa para familias carenciadas e concertos solidários, são algumas das atividades que, com a ajuda de todos, nos levam a conseguir ajudar muitos outros.

A Direção do Lions Clube

CARACTERIZAÇÃO DO LIONS CLUBE DE GUIMARÃES

FUNDAÇÃO: 13 de Dezembro de 1969

DATA DA ENTREGA DA CARTA CONSTITUTIVA: 4 de Abril de 1970

CLUBE PADRINHO: Lions Clube de Matosinhos

PADRINHOS INDIVIDUAIS: Filinto Baptista e Miguel Teixeira

PRESIDENTE FUNDADOR: Jorge Lorga Marta

Nº.DE IDENTIFICAÇÃO DE PESSOA COLECTIVA: 502 481 870

Nº.DO CLUBE EM LIONS INTERNACIONAL: 4211 – 0221347 – 115 CN

Nº.DE ORDEM DO CLUBE DE ACORDO COM A DATA DA FUNDAÇÃO: 008

NÚMERO DE SÓCIOS FUNDADORES: 60

Nº. DE SÓCIOS FUNDADORES EM ACTIVIDADE: António Gama Brandão e Jorge Marta (atualmente no LCBraga)

Nº. DE SÓCIOS EM 1 DE JULHO DE 2023: 56

SÓCIO HONORÁRIO DO: Member´s Optimist - Club of Ironbound Newark, New Jersey - U.S.A.

SÓCIO BENEMÉRITO DE: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães        

CLUBES AFILHADOS: Braga, Bragança, Chaves, Castelo Branco Centro, Cova da Beira, Murça,

                                     Mirandela, Vila Flôr e Leo Clube de Guimarães

CONVENÇÕES ORGANIZADAS: V Convenção Nacional do Distrito 115 em 1974

                                                       XXI Convenção Nacional do Districto 115 em 2000             

DISTINCÕES DO CLUBE: Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Guimarães, 24/6/1992

CORES, LEMA E EMBLEMA LIONS

As cores oficiais dos Lions são o roxo e o dourado que foram escolhidos em 1917. A cor roxa representa lealdade ao país natal, aos amigos, a si mesmo e à integridade da mente e da alma e é também o símbolo da coragem, energia e dedicação a uma causa. O dourado simboliza sinceridade de propósito, imparcialidade de julgamento, simplicidade de vida e generosidade espiritual e material em relação aos seres humanos.

O lema da Associação de Lions é “Nós Servimos” e a sigla LIONS significa “Liberdade”, “Igualdade”, “Ordem”, “Nacionalidade” e “Serviço”.

O emblema, reconhecido em todo o mundo como um símbolo de bondade e serviços, consiste na letra “L” dourada inserida numa área circular. Ao redor, há uma área circular com o perfil de dois Leões que olham para o passado e para o futuro, mostrando orgulho de suas tradições e confiança no futuro. A palavra “Lions” aparece na parte superior e “International” na parte inferior. O emblema da Associação Internacional de Lions Clubes, que mantem até hoje, absolutamente vivo o simbolismo que inspirou os seus criadores, foi aprovado na Directoria Internacional a 12 de Abril de 1920 e tornado oficial, como símbolo obrigatório dos Lions Clubes, a 31 de Dezembro de 1921.

UM POUCO DE HISTÓRIA DO LIONISMO

Em 1913, irrompeu na mente de Melvin Jones, ao observar o ambiente em que se movimentava, a ideia de gerar uma organização que, para além de incrementar um convívio afável entre os seus associados, prestasse simultaneamente serviços de cariz humanitário em prol da sua comunidade, onde se testemunhavam gravosas desigualdades e carências a necessitar de auxílio e solução.
Após imensos contactos com os seus pares, que procediam de outros clubes congéneres, iniciaram-se conversações tendentes à possível formação de uma Associação de Clubes de Serviço.
Finalmente, no dia 7 de Julho de 1917, nasceu oficialmente, em Chicago, uma instituição inovadora que pretendia praticar e incentivar a solidariedade, sendo denominada “Associação de Lions Clubes”. Este projecto, acolhido com entusiasmo por todos os intervenientes, constituiu um autêntico “golpe de asa“, para usar um criativo dizer do nosso consagrado poeta Mário de Sá-Carneiro.
A selecção do nome Lions, proposto pelo próprio Melvin Jones, foi inspirado na heráldica, na arte, na produção literária, em que preponderava o leão como símbolo de força, de honorabilidade, de determinação, associado a uma figura majestática.
Em 1917, na primeira Convenção dos Lions, em Dallas, no Texas, o Presidente da Câmara ali presente afirmou, como que profetizando o futuro, que a organização dos Lions era constituída por “homens que não conhecem obstáculos”.
Decorrido algum tempo, começaram a surgir múltiplos clubes nos Estados Unidos, seguindo-se o aparecimento de um clube no Canadá, em 1920, facto que levou os então dirigentes a alterarem a designação da Instituição para “Associação Internacional de Lions Clubes”.
A partir desta marcante data, multiplicaram--se os clubes na América Latina, na Ásia e, ulteriormente, em 1948, na Europa, com um primeiro clube fundado na Suécia.
 
O Lionismo português tem a sua origem no Lionismo brasileiro, pois foi o então Embaixador do Brasil em Lisboa e Companheiro Lions, Negrão de Lima, quem inspirou o núcleo inicial do que viria a ser o Lions Clube de Lisboa.
Vale a pena lembrar os seus nomes: Mello Rego, Amadeu Gaudêncio, Bellard da Fonseca, João de Korth, Luís Lara, Luís Lupi, Pereira de Oliveira e Sam Levy. Num esforço conjugado de todos eles, resolveram fundar o Lionismo em Portugal através da criação do primeiro Lions clube, o Lions Clube de Lisboa, o Clube Mater de Portugal, o que veio a acontecer no dia 4 de Dezembro de 1953, cinco anos depois da introdução do Lionismo na Europa, sendo escolhido Luís Lupi para seu Presidente Fundador, e para seu Secretário o muito activo Sam Levy. Este clube seria o 50.º inscrito no Lions Internacional e o 15.º Europeu.
 
O impulso dado à fundação de novos clubes foi notório. Em Maio de 1966, acontece a fundação do LC do Funchal e, em Novembro do mesmo ano, é a vez da fundação do LC de Matosinhos, clube este que, a 13 de Dezembro de 1969, apadrinhou a Fundação do 8.º clube, o Lions Clube de Guimarães, no Mandato do Governador Alves Ferreira. Este clube, muito activo, fundou, por sua vez, oito novos Lions clubes: Braga, Bragança, Castelo Branco, Chaves, Cova da Beira, Mirandela, Murça e Vila Flor.

bottom of page