Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro

De 30 de novembro a 2 de dezembro decorreu o Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

​O Lions Clube de Guimarães tem o seu nome indelevelmente associado aos grandes impulsos da sociedade civil vimaranense orientados no sentido da amenização dos efeitos arrasadores do cancro. Ainda bem que assim é. O Clube cumpre, e cumpre-se. Primeiro, no serviço generoso e gratuito a uma causa nobre. Depois, num abraço amigo e solidário que estende aos outros, especialmente aos mais atingidos pela crueza da vida.
​Os Lions existem para servir o próximo. Com todos. Não detêm qualquer exclusivo. Procuram estar onde fazem falta. Discretamente. Sem espalhafato. Fazendo companhia. Rasgando horizontes de esperança sobre ambientes deprimidos. Levando a todo o lado as bandeiras da paz, da amizade e do humanismo.
​Em Guimarães, a atividade do Movimento Lion associada à Liga Portuguesa Contra o Cancro, deve ser apreciada numa dupla perspectiva: O Peditório para a Liga e o apoio direto.
​Data de 1976 o início da intervenção do Lions no peditório. Era presidente do clube o CL Eduardo Oliveira Araújo. De então até 1985, integrada numa estrutura liderada por um grupo de senhoras de Braga (“Peditório de Braga e Guimarães” – registos da LPCC) e que naquele ano rendeu 60.000$00. A partir de 1985, com autonomia concelhia, é coordenada por uma «Comissão de Apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro», constituída por António Augusto Ribeiro da Silva, Isabel Maria Regêncio Gouveia, Maria Leonor Loureiro Moreira, Maria Alcina Machado Pereira, Maria José Faria Pinto Coelho Lima e Maria da Glória de Castro Mendes.
​Em 1985 foi assinado o primeiro protocolo entre a Liga e o Clube, que suportou o aparecimento da Comissão Regional de Apoio. Era Presidente do Clube o CL Luís Gonzaga Duarte Xavier. Entendia-se não ter qualquer cabimento que o nosso peditório fosse entregue às senhoras de Braga nestes moldes, pelo que contactou a Liga Portuguesa contra o Cancro para que fosse formada uma comissão na Cidade de Guimarães entre a(o)s Companheira(o)s do nosso Clube.
​Em 1987 foi criada a Unidade de Oncologia na antiga Casa de Saúde de Guimarães. A Liga despendeu a verba de cerca de 5.523 contos para custear as despesas de preparação das instalações e respectivo apetrechamento. Era Presidente do Clube o CL José Gilberto Machado Pereira e o representante do Hospital de Guimarães era o Sr. Dr. Elísio de Matos.
No dia 2/5/1994, em revisão de protocolo, a Liga Portuguesa Contra o Cancro reconheceu oficialmente o Lions Clube de Guimarães como seu representante no concelho, sendo a “única representante da Liga Portuguesa contra o Cancro no Concelho de Guimarães com as atribuições das Comissões Regionais de Apoio.” A partir de então, 20 a 25% do valor do peditório anual são encaminhados directamente para o LC de Guimarães, para apoio ao Serviço de Oncologia do Hospital. Era Presidente do Clube o Lion Joaquim Pinto de Oliveira e neste ano o valor angariado foi de 1.600.987$50.
No AL 2003/2004, na presidência da Cª.L Maria Belém Forte Tavares elabora-se um Protocolo entre a Liga, Movimento e o Lions Clube para a formação do Núcleo “Viver e Vencer” a funcionar no Hospital de Guimarães, que associado à Campanha do Peditório permite ao Lions Clube de Guimarães oferecer às mulheres mastectomizadas triadas no Hospital e em condições de insuficiência económica, as Próteses e Suportes Mamárias.
Os números falam por si. Exaltam o papel da Liga. Dignificam quem serve. Espera-se que sejam úteis no combate e amenização dos efeitos de doença tão cruel.
​Os Lions persistem. Como lhes compete. Vão para as ruas da nossa cidade e do nosso concelho. Hoje, como no passado. Enquanto for necessário. Servir. Eles e os muitos que a eles se associam. Em média, por ano, são 175 as pessoas que, de emblema ao peito, participam no peditório. Quanto aos beneficiários, esses, não têm conta… são os nossos doentes, é toda a nossa sociedade.